. . .

terça-feira, abril 25, 2017

Qual é melhor, assistir em dublado ou legendado?



É certo que vocês já devam ter uma preferencia fixa sobre esse dilema, mas que tal discutir sobre o assunto? Todos já assistiram em dublado alguma vez e pode ser que alguns tenham um motivo pra não assistir em legendado.


Primeiramente, vamos falar sobre os prós e contras, facilitando assim a sua conclusão.

Resultado de imagem para katherine pierce header tumblr

 Dublado 

Pontos positivos:

Sonolência não é problema


Sabe quando você chega de um lugar com sono e cansado, mas ainda com aquela vontade de assistir uma serie ou um filme? É muito mais fácil você entrar no clima dele e ficar atento a sua historia quando o seu olhar só é obrigado a estar direcionado a um lado e você só tem que assistir, o que seria bem diferente assistindo em legendado.

Pode-se ser multitarefas


E quando chega a hora do almoço e você tem que ir comer... mas a série tava tão boa não é? Pois é! mas sem problemas, pois assistir assistir a series dubladas enquanto almoça não causa aquela indigestão que aconteceria se fosse legendada (Já experimentou ler um livro ou trechos de qualquer outra coisa enquanto almoça? Então!).

Você não perde um gesto se quer


Outra coisa maravilhosa em assistir dublado é que você não perde nenhum detalhe! Está lá a cena, o áudio no fundo e você assistindo a tudo aquilo sem nenhum pingo de esforço. Você tem todo o tempo que a cena proporciona para prestar atenção na cena e você presta atenção apenas naquela cena, sem ter que olhar pra legenda e depois pra cena e depois pra legenda e depois pra cena... Isso é muito triste! Detalhes passam e você não vê, algum personagem faz uma cara engraçada e você não ri... É ou não é triste?!

Pontos negativos:

" Eu conheço essa voz..."



Esse é um ponto que poucos falam, eu acho, mas que eu, particularmente, acho horrível. Você está lá assistindo sua serie, seu filme, e do nada aparece um personagem com a mesma voz que outro de uma serie que você gosta bastante e que por coincidência o personagem também. É pra achar legal? mata a saudade ou te faz chorar? Dia desses eu fui assistir um filme, e juro pra você, nos primeiros 10 minutos dele já tinha aparecido três dubladores de The Vampire Diaries (Os que dublam o Stefan, o Damon e a tia Jenna) e essa serie acabou esses dias, você tem ideia do que é isso?! (Mesmo que eu não tenha assistido a série inteira apenas em dublado)

"A voz dele não é assim..."





Todo mundo que assiste em dublado já passou por isso... estar assistindo um filme aí aparece aquele ator que interpreta um personagem favorito de uma série que você gosta, e quando ele vai falar... A voz  dele é totalmente diferente do personagem da serie, bate aquele choque de realidade e você percebe que viveu uma mentira!

" Dois favs, dois atores e a mesma voz... que coincidência! "


Esse é um pouco difícil de acontecer, porém acontece! e é um tanto estranho, mas por algum motivo é o mais "acostumável". Estou falando de quando você inicia uma série, gosta de um personagem a ponto dele se tornar um de seus favoritos, e ele por coincidência também tem a mesma voz de um dos seus personagens favoritos que é de outra série. Sabe o Dr. Shepherd da série Grey's Anatomy e o Niklaus de The Originals? Esses são um exemplo disso, ambos são dublados pelo mesmo dublador, Alexandre Moreno.

" É ele, mas não é exatamente ele "


Isso é uma coisa que você só vai perceber, e possa vir a se importar e se incomodar, apenas se te lembrarem, ou caso você se dê conta. É o personagem ali, as falas do personagem, o ator, a sua atuação, mas a voz é de outra pessoa que fica oculta e você não vê durante a cena. A principio pode ser que não seja nada demais, porém quando você ta muito apegado ao personagem, ao ponto de seguir o ator que interpreta ele nas redes sociais, é um tanto bem triste você ver ele sabendo que a voz que você ouve não é dele, se for parar pra pensar.

" Até parece a mesma coisa, mas não é a mesma fala não "



Essa é uma das coisas que a galera mais reclama, a mudança das falas. Muitas vezes os dubladores por algum motivo, seja pra adequar mais ao português do jeito que o povo mais fala ou por algum outro motivo particular, eles mudam o que o personagem diz, passando do que poderia ser uma adequação, e fica tudo bem, é dado como algo normal. O que é bem ruim, ainda mais em series que  contem frases bem famosas, como por exemplo as da Meredith Grey, em Grey's Anatomy. E quando digo "mudam" não estou querendo me referir a coisas do tipo "Original: Crazy. Legendado: Louca. Dublado: Doida", são mudanças muito mais radicais, o que não deve-se mesmo passar em branco, não ser discutido ou criticado.

" É sério que essa voz vem de você? "


Esse é um que é tão chato que muitas vezes até perde-se a graça em continuar assistindo. O rosto e o jeito do personagem transmite uma personalidade, e quando ele resolve abrir a boca vira algo desastroso, totalmente desproporcional, estranho e triste. 

" Como é? Que voz é essa? "



Pode até ser um pouco raro de acontecer, mas ainda assim, vale discutir! Lá no primeiro episodio da temporada, você ainda se recuperando do season finale anterior, quando aparece aquele seu personagem fav, e tu todo acostumado com a sua voz marcante e tal, ele vai e resolve te surpreender com a sua nova voz (Pense numa decepção). O que aconteceu? Por que mudaram o dublador? Você nunca saberá, já que dublagem hoje em dia é um assunto que pouco se fala nos grupos, blogs e paginas sobre séries.

 Legendado 

Pontos positivos:

É mais real


As vozes dos personagens são as mesmas dos atores, o que além de dar um certo conforto, ajuda muito na interação que teremos com aquele ator, seja em outras tramas ou fora delas (no caso, aqui fora).

A voz de quem atua sempre será a mesma voz em outros filmes e séries.


Apareceu um ator que vive um personagem que você gosta muito em outra série? Que maravilha! pois você poderá matar a saudade da atuação dele, do jeito dele e, adivinha? da sua voz!

Ajuda a praticar o seu inglês


Esse é um ponto bem legal em assistir legendado, ainda mais para os que estão fazendo ou acabaram de fazer algum curso de inglês (ou qualquer outro idioma), ouvir a forma como estão dizendo e com a tradução embaixo é ótimo pra falar de forma certa o que você aprendeu, e claro, não desaprender com o tempo. E aliás, assistir dessa forma é bom também para caso o seu inglês já esteja enferrujado.

Pontos negativos:

" Não consigo acompanhar "


Já começo falando sobre o que o pessoal mais odeia em assistir legendado, a dificuldade em acompanhar ambas as coisas, cena e legenda. E embora eu esteja colocando isso como ponto negativo, a verdade é que por isso todo mundo que assiste em legendado já passou no início, mas é algo que melhora com o tempo, o problema é que quem assistiu uma vez não vai assistir de novo. (A não ser que a nova temporada da série que a pessoa gosta saia apenas em legendado e ela esteja recebendo spoiler, e aliás, é por aí que as pessoas mais começam a assistir em legendado.)

" Ou faço qualquer outra coisa ou assisto filme/série "



Isso é uma coisa bem frustante em assistir em legendado, não poder fazer nada enquanto assiste a série senão assistir a série. Mesmo que esteja na parte de algum personagem que, ainda que você não goste tanto dele,  você não quer perder nada da série, então não dá pra você ir pegar alguma coisa e ao mesmo tempo estar acompanhando a sua série, nem mesmo um lanche, por exemplo.

" Cansa fazer duas coisas ao mesmo tempo e ainda não fazer direito "


E por ultimo, o que aquela famosa frase que todo mundo já ouviu de quem assiste em dublado, define muito bem esse ponto:" Ou você presta atenção na cena ou na legenda, nos dois não dá". O que não é bem assim, mas com certeza entre legenda e cena, um você não conseguirá assistir direito, e geralmente, como já foi dito, é a cena.

 Concluindo 


Cada forma de assistir tem suas vantagens e desvantagens, nenhuma é perfeita, então logo uma eventual afirmação não seria um fato. Mas dado os pontos positivos e negativos de cada uma, é possível analisar algumas coisas, para assim chegar a um consenso. Porém por se tratar de gosto, é algo muito relativo, o melhor mesmo é aos que não gostam de legendado tentarem assistir algumas vezes, pois a pratica leva a perfeição e logo você conseguirá acompanhar tudo, ou quase tudo, sem muito esforço. Uma dica é assistir filmes em dublado e séries em legendado, já que filmes você assiste mais pra se descontrair e séries tem toda uma história, toda uma longa jornada ali, há muito mais afeição, o que levará você a querer chegar ao mais original possível do que está acompanhado, sem vozes diferentes e muito menos falas mudadas.

E você, qual prefere? E por quê? Conte a sua opinião!
(Esqueci de algum ponto positivo/negativo? :c)

0 comentários:

Postar um comentário